29/11/2019

As normas de projeto e de ensaios relativas as estruturas de bambu estão em editoração na ABNT. Estamos aguardando retorno daquele organismo.

10/09/2018

Participe você também dessa campanha que cresce rapidamente como o bambu.

28/04/2018

Dia 28 de abril teve lugar na PUC-Rio defesa de tese de doutorado do aluno Arash Azaded (ao centro na foto).


O trabalho bem original foi orientado pelo Prof Ghavami e tratou do efeito da temperatura (de 100 a 225 graus Celsios) nas propriedades físicas e mecânicas do Dendrocalamus giganteus.
Além dos professores da foto, outros dois examinadores participaram em vídeo conferência.
Quando feitos os ajustes de praxe no texto, ele estará à disposição no site da RBB.

16/04/2018

Dia 11 de abril de 2018 teve lugar na Universidade Presbiteriana Mackenzie a quinta reunião da Comissão de Estudos da ABNT "Estruturas de Bambu". Foi um encontro bastante produtivo e conseguiu-se avançar no texto da norma em elaboração. 

Após o encerramento dos trabalhos, membros da Comissão estiveram em visita de cortesia ao Magnífico Reitor da Universidade, Prof. Benedito Guimarães Aguiar Neto (ao centro na foto), a quem o coordenador do grupo agradeceu o apoio daquela instituição que tem cedido espaço e infra-estrutura para as reuniões.

Ficou acertado que a continuação dos trabalhos relativos à normatização do bambu para uso estrutural se dará em Goiânia, GO, onde atua o ativo grupo Bambu Goias. A data prevista é dia 12 de julho, exatamente um ano após a reunião de instalação da Comissão de Estudos. Nesse encontro, espera-se concluir o texto da parte 1 da norma, que é a referente ao projeto de estruturas de bambu. Na reunião seguinte, será analisada a redação da parte 2 que trata dos...

           O boletim ABNT Volume 15, nº 161, de Jan/Fev de 2018 intitulado "Excelência Reconhecida" trouxe uma matéria muito importante para o campo do Bambu no Brasil. O artigo "A vez do bambu na construção civil", paginas 14-16, descreve como está a industria do bambu no Brasil, sua importância para geração de emprego e renda, além de mostrar como e onde estão sendo realizadas as reuniões para criação das normas para construção com bambu no Brasil. Esse trabalho de criação das normas colocará o país no mesmo passo de países como Colômbia, Peru e Equador, que já dispõem de normas de construção com o material.

O artigo completo por ser conferido por meio do link a seguir:

http://www.abnt.org.br/images/boletim/2018/Jan-Fev/Boletim_ABNT_161_jan_fev_2018.pdf 

07/04/2017

A ABNT aprovou a comissão de estudos sobre "Estruturas de Bambu", para se dar início à elaboração das normas iniciais de projeto de estruturas de bambu e a de ensaios para determinação das propriedades físicas e mecânicas. Posteriormente outras normas sobre bambu também devem ser elaboradas. 

07/04/2017

No final de março, com a presença dos professores Khosrow Ghavami e Antonio Beraldo foram defendidas a dissertação "Painel Modular de Matriz cimentícia com reforço estrutural de Bambusa vulgaris" de autoria de José Augusto Gomes Neto, no Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UFPB, e a tese de doutrorado "Efeito da impregnação com polimeros sobre as propriedades mecânicas do Bambusa vulgaris" , de autoria de Sandra Reyes Ortiz, no Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da mesma universidade.

Ambos os trabalhos foram orientados pelo Prof. Normando Perazzo Barbosa. Terminadas as correções, ambas as publicações serão disponibilizadas neste site.

Please reload

BibliotecA
Destaques

A vez do bambu na construção civil - Primeiras Normas Técnicas no Brasil

28/03/2018

1/2
Please reload

Arquivos
Please reload